segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Exposição na Caixa Cultural (21 de Setembro de 2007)

Afetos Roubados no Tempo
A primeira sensação ao adentar a amotstra foi de compaixão já que em cada pequena peça de arte estava contida uma demonstração de afeto, amor ou carinho. Inclusive, o tamanho das obras de arte é comovente já que em um pequeno artifício está contido algo tão grandioso. Os artefato, miudinhos que são, produzem um sentimento de afago, amolecendo as pessoas em torno do amor. Outro aspecto que pude presenciar na amostra foi o de união. Já que esta amostra conseguiu reunir artistas de inúmeros lugares do mundo é facil se deparar com esta sensação, aliada aos laços afetivos de cada peça. Há também uma sensação de compreensão, uma vez que o "afeto" consegue universalizar os povos através de um pouco de amor, e memso que a peça em si seja pequena, ela consegue multiplicar seu tamanho com o poder do próprio afeto.

Ecos de Dakar
Como a artista não possui um olho "profissional" para a fotografia como a própria descreveu, ficou ainda mais evidente um olhar mais "á vontade" para com as fotos. Através delas consegui sentir uma maior aproximçao com as raízes dos nossos antepassados. Até pelo fato da foto em si não estar de acordo com os modelos profissionais. Parecia que eu estava presente na foto, que eu estive vivenciando aqueles acontecimentos. Era visível a identidade africana presente cm cada olhar, em cada gesto e em cada paisagem. Era como se nós estivéssemos sendo penetrados pela cultura africana de forma amena, porém abrupta em sentidos.

Tomie Ohtake
Atacando placas de pedra e chapas de metal Tomie Ohtake consegue produzir obras que nos desvia do impacto imediato da observação, pois suas obras são ricas em detalhes devido ao seu processo sinuoso. As cores dos trabalhos de Tomie são amenas, não produzem um forte impacto, como se buscasse o sentido de harmonia. Talvez esse fosse a melhor maneira de descrever seus trabalhos, já que tendo um início sinuoso nas fabricações de suas obras a artista, no final, acaba por buscar um fim único para seus trabalhos.

*Após a ida para uma exposição cultural os launos foram instruídos para analisarem cada exposição e demonstrar o que aprenderam.

Nenhum comentário: